Linha de produção de cimento por processo seco
A Haijian é capaz de oferecer um serviço de construção de linhas de produção de cimento por processo seco, onde se inclui a engenharia, construção civil, um completo pacote de acessórios para equipamentos, instalação de equipamentos e a depuração, apoio técnico e contratação global. As linhas de produção de cimento específicas que a Haijian fabrica varia de 6000t/d, 5000t/d, 4000t/d, 3000t/d, 2500t/d, 2000t/d, 1500t/d, 1300t/d, 1000t/d e 600t/d.
Esmagamento e pré-homogeneização das matérias primas
1. Esmagamento e pré-homogeneização das matérias primas
Esmagamento
Durante o processo de produção do cimento, a maioria das matérias primas, incluindo o calcário, barro, minério de ferro, carvão, etc. são esmagados. Especificamente, graças à elevada granularidade e elevada dureza, o esmagamento do calcário que é maximamente consumido na produção de cimento desempenha um papel crítico no esmagamento de matérias primas.
Pré-homogeneização
A pré-homogeneização ocorre durante a armazenagem e recuperação das matérias primas, e são usadas técnicas de empilhamento e recuperação racional do material por forma a conseguir a homogeneização preliminar de matérias primas, garantindo um pátio de armazenagem de dupla função, nomeadamente armazenagem e homogeneização.
Moagem das matérias primas
2. Moagem das matérias primas
Durante o processo de produção do cimento, 3 toneladas de materiais (pelo menos) são necessárias para transformar e produzir 1 tonelada de cimento Portland. Estes materiais incluem várias matérias primas, combustíveis, clinqueres, misturas e gesso. De acordo com as estatísticas, mais de 60% da energia de uma cimenteira é consumida para moer os materiais numa linha de produção de cimento por processo seco. Entre os quais, mais de 30% é usada na moagem de matérias primas, cerca de 3% para a moagem de carvão, e cerca de 40% para a moagem do cimento. Assim sendo, é de muita importância selecionar o apropriado moinho de britagem/moagem e processo de produção, assim como otimizar os parâmetros tecnológicos, e operar e controlar corretamente a moagem para assegurar a qualidade do produto e reduzir o consumo energético.
Tendo em conta os diferentes materiais e escalas para as linhas de produção de cimento, a Haijian fornece aos seus clientes várias soluções para a moagem de matérias primas, como a prensa de rolos, moinho tubular, e moinho vertical, por forma a garantir a eficiência e também a poupança económica.
Homogeneização das matérias primas
3. Homogeneização das matérias primas
Durante o processo de produção da linha de produção de cimento por processo seco, homogeneizar o constituintes das matérias primas inseridas é a premissa de uma sinterização do clinquer estável. O sistema de homogeneização das matérias primas é o último recurso para estabilizar os constituintes das matérias primas.
Pré-aquecimento e decomposição das matérias primas
4. Pré-aquecimento e decomposição das matérias primas
Agora, o pré-aquecedor de suspensão é utilizado para pré-aquecer e parcialmente decompor as matérias primas, que foram finalizadas no forno rotativo. Desta forma, o comprimento do forno rotativo pode ser encurtado. Ainda, no forno rotativo, as matérias primas são empilhadas para a transferência térmica com o ar enquanto estão no pré-aquecedor, sendo suspensas para aquecimento, o que faz com que as matérias primas se misturem intensamente com o ar extremamente quente expelido pelo forno, e alargando a área de contacto, o que assegura a rápida transferência térmica e elevada eficiência de troca térmica.
Consequentemente, a eficiência do sistema de forno pode ser aumentada e o consumo de calor da sinterização do clinquer pode ser reduzida.
Dispersão das matérias primas
80% da transferência térmica é finalizada no tubo de pré-aquecimento. Graças ao impacto da corrente de ar em rápida subida, as matérias primas colocadas no tubo de pré-aquecimento irão mover-se para cima juntamente com a corrente de ar e serão dispersas.
Separação de gases-sólidos
Quando o material em pó com gás flui para o separador ciclone a alta velocidade, será forçado a virar rapidamente no espaço anular entre a parede do ciclone e o tubo de exaustão. Simultaneamente, irá mover-se para baixo da zona do cilindro até ao fim do cone. Em seguida, irá virar-se para cima e será expelido pelo tubo de exaustão.
Pré-decomposição
A tecnologia da pré-decomposição é um grande salto no processo de calcinação do cimento. Podem ser feito na fornalha de decomposição colocada entre o pré-aquecedor e forno rotativo. Com base no cano de entrada da cauda do forno, um dispositivo de injeção de combustível está incluído para garantir que o processo exotérmico da combustão dos gases e o processo endotérmico da decomposição dos materiais é rapidamente finalizado na fornalha de decomposição em suspensão ou fluxo, consequentemente elevando a taxa de decomposição para mais de 90%.
O processo de pré-decomposição move a decomposição de carbonatos anteriormente feita no forno rotativo para a recentemente adicionada fornalha de decomposição. A maioria dos combustíveis pode ser adicionado diretamente a partir de dentro da fornalha de decomposição, enquanto que parte dos combustível é adicionado a partir da cabeça do forno, o que alivia a carga térmica na zona de calcinação do forno e prolonga a vida dos materiais refratários, favorecendo a produção em grande escala. Graças à uniformização da mistura dos combustíveis e matérias primas, o calor causado pela combustão dos combustíveis pode ser rapidamente transferido para as matérias primas, otimizando a combustão, transferência térmica e processo de decomposição dos carbonatos. Em resumo, a tecnologia de pré-decomposição apresenta uma qualidade superior, elevada eficiência e baixo consumo energético.
Sinterização do clinquer de cimento
5. Sinterização do clinquer de cimento
Depois de finalizar o pré-aquecimento e pré-decomposição, as matérias primas são colocadas no forno rotativo para a sinterização do clinquer. No forno rotativo, o carbonato pré-decomposto será novamente decomposto rapidamente e irá passar por uma série de reações de fase sólida, gerando muitos minerais solventes. Quando a temperatura chega até aos 1300ºC, os minerais solventes são liquidificados. Aí, os componentes como C12A7, C2F e C2S dissolvidos na fase líquida irão reagir com CaO para produzir um grande número de clinqueres.
Quando a sinterização dos clinqueres de cimento estiver completa, a temperatura baixa, e os extremamente quentes clinqueres são descarregados do forno rotativo para serem arrefecidos pelo resfriador, para um temperatura suportável pelos transportadores, colectores e moinhos de cimento dos próximos processos. Ainda, o calor sensível dos clinqueres serão reciclados para melhorar a eficiência térmica e qualidade dos clinqueres.
Tendo em conta vários combustíveis e balanças, a Haijian oferece sistema de combustão de carvão, sistemas de combustão de gás natural, e sistemas industriais de combustão de petróleo personalizados para assegurar um lucro máximo para si.
Moagem do cimento
6. Moagem do cimento
A moagem do cimento é o último processo no fabrico de cimento, e é o processo que mais energia consome. A função principal da moagem do cimento é moer clinqueres de cimento como o agente gelificante, material de desempenho ajustável, etc. na devida granularidade para formar uma determinada proporção de na composição dos grânulos, aumentando a área de hidratação e acelerando a hidratação. Ao fazê-lo, a configuração e endurecimento da pasta de cimento são facilmente conseguidos.
A Haijian oferece uma variedade de soluções de moagem de cimento aos nossos clientes, incluindo a moagem de circuito aberto, moagem de circuito fechado, e a moagem unificada através de uma prensa de rolos e moinho de esferas.
Embalamento do cimento
7. Embalamento do cimento
O cimento final pode ser entregue em sacos ou por atacado.